(11)

(11)

Projeto de Incêndio

Antes mesmo da inauguração de um imóvel, independentemente de sua função, sendo comercial ou residencial, é fundamental que algumas medidas sejam tomadas, para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores e colocar em risco todo o empreendimento, com embargos ou outras sanções. Dentre os vários procedimentos que visam a segurança da estrutura, está o projeto de incêndio, que é um trabalho minucioso, desenvolvido por desenhistas prediais e demais especialistas na área de segurança predial. Esse esboço é projetado de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros e a Associação Brasileira de Normas Técnicas e devem demonstrar como serão as instalações destinadas à prevenção e combate a incêndio, para que então o desenho seja analisado pelos órgãos competentes e assim, definido se estão dentro dos parâmetros ou necessitam de adequações. É fundamental pontuar todos os detalhes, como a instalação de equipamentos e outras medidas estratégicas, que ajudem a prevenir os acidentes com fogo ou pelo menos controlá-lo. Os principais pontos, são:

  • A rede de extintores, sprinklers e mangueiras;
  • Sinalização adequada;
  • Saídas de emergência;
  • Portas corta-fogo.

É muito importante, ainda, que todo esse estudo seja feito por uma equipe profissional com larga experiência e que consiga aplicar as exigências técnicas em locais diferenciados, como as edificações temporárias, que necessitam de uma atenção ainda maior, pois são locais em que a concentração de materiais inflamáveis é grande.

Conheça o projeto de incêndio da Equilibrium

Fundada em 2006, a Equilibrium conta com colaboradores especialistas no ramo da segurança predial, como desenhistas projetistas e profissionais reformados do Corpo de Bombeiros, para garantir que as soluções empregadas em seu empreendimento sejam corretas, eficazes e com valor justo. Entre em contato hoje mesmo saiba mais.